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Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGEPE

                                                                                             CONCEITOS BÁSICOS

   Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): consiste na percepção do sujeito acerca do bem-estar no trabalho, considerando-se dimensões referentes às necessidades humanas – biológicas, psicológicas, sociais e organizacionais. A avaliação dessas dimensões é influenciada por fatores intrínsecos e extrínsecos, sendo os primeiros relativos a fatores pessoais, como história de vida, autoimagem, autoestima, e os extrínsecos, relacionados, por exemplo, a fatores socioeconômicos e cultura organizacional;

   Promoção à Saúde: constitui no conjunto de ações e serviços desenvolvidos, com o objetivo de proteger e promover a saúde e o bem-estar no âmbito individual e coletivo, embasando-se na perspectiva integral de saúde e considerando a relação do trabalho com o processo saúde-doença;

   Bem-Estar no Trabalho: refere-se à avaliação do bem-estar no ambiente de trabalho a partir das dimensões emocional e organizacional. A primeira dimensão é composta pelos vínculos afetivos, incluindo a satisfação e o envolvimento com o trabalho e a segunda está relacionada com o comprometimento organizacional afetivo.

 

                                                                                                   REGULAMENTAÇÃO 

    A Política e o Programa de QVT foram instituídos por meio das Resoluções nº 01/2020-CONSAD e nº 02/2020-CONSAD. A política tem a finalidade nortear o desenvolvimento de serviços e ações de promoção da saúde e da qualidade de vida no trabalho da instituição e o programa dispõe sobre a operacionalização dessas ações.

 

17 de agosto de 2020. Visualizações: 1827. Última modificação: 26/04/2024 09:38:40