Atividades realizadas em 2020

Além das atividades constantes na tabela abaixo, em 2020, a Ufersa instituiu a Política de Qualidade de Vida no Trabalho (Resolução nº 01/2020 – CONSAD e nº 02/2020-CONSAD) e implementou o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) da Universidade. A política tem como finalidade orientar o desenvolvimento de serviços e ações de promoção da saúde e da qualidade de vida no trabalho da instituição. O PQVT é operacionalizado de forma descentralizada a partir do planejamento e execução das ações pela Comissão Gestora, Comissão de Saúde e Bem-Estar no Trabalho e pelas Comissões de Projetos Locais.

Assim, foram realizadas reuniões com as comissões de projetos locais, de saúde e bem-estar no trabalho, avaliadora e gestora para explicar a metodologia e esclarecer dúvidas. Além disso, foi efetuado um diagnóstico institucional com o objetivo de avaliar os indicadores de saúde mental, assim como verificar as representações dos servidores acerca da qualidade de vida no trabalho da Ufersa, dessa forma, foi possível identificar a necessidade de continuidade de realização das ações de promoção da saúde mental. O diagnóstico fundamentou a elaboração dos projetos inscritos no edital divulgado em 13 de novembro de 2020 que validou as propostas voltadas às ações de promoção à saúde e melhoria da qualidade de vida no trabalho dos servidores da instituição, abrangendo a participação de todos os campi da Ufersa.

Atividades de Promoção da Saúde e QVT realizadas na UFERSA em 2020
Data Atividades   Organização
 22 de Maio

Vacinação contra gripe Formato drive-thru DASS
30 de Jul Roda de Conversa online com servidores e terceirizados A proposta surgiu como uma oportunidade de fala, escuta e construção de rede de apoio, a fim de proporcionar troca de experiências e fortalecimento da saúde emocional em tempos de COVID-19. O encontro foi realizado no dia 30 de julho de 2020, às 14:00h, pela plataforma Google Meet, e teve duração de aproximadamente 1 hora e 20 minutos. DASS e Campus de Caraúbas
22 de Set Palestra “Impactos do trabalho remoto (compulsório) para a saúde mental, o bem-estar e o desempenho dos docentes” Palestra fez parte da programação da campanha Setembro Amarelo e possibilitou um espaço de discussão acerca dos “impactos do trabalho remoto (compulsório) para a saúde mental, o bem-estar e o desempenho dos docentes”. A atividade foi ministrada pela profª Drª Thais Zerbini da Universidade de São Paulo (USP). DASS
23 de Set Live “Saúde mental, suicídio e comunidade acadêmica” A live contou  com participação do profº Paulo Rafael Freire de Azevedo, psiquiatra e docente do curso de medicina da Ufersa. A live foi transmitida através do Instagram da Ufersa (@ufersa). PROAE
28 de Set OFICINA DE MINDFULNESS

A oficina foi realizada no dia 28 de setembro, às 17h00, no perfil do instagram @ufersa, aberta a toda comunidade Ufersiana e simpatizantes da prática. O evento contou com a participação do médico, professor do curso de Medicina da UFERSA e instrutor de Mindfulness, Geison Moreira Freire.

A prática de Mindfulness tem se tornado frequente em várias áreas, como educação e empresarial, com impactos positivos como redução da ansiedade, dor crônica, melhora do humor e diminuição do estresse. A sua prática é laica, tem base científica e exercita a vivência intencional no momento presente, aceitando a experiência.

PROAE
10 de Out Palestra “Saúde mental e riscos psicossociais em tempos de pandemia” Considerando os impactos da pandemia Covid-19 para a vida cotidiana dos sujeitos, com ênfase na dimensão do trabalho, o PQVT promoveu no dia 06 de outubro, às 15 horas, uma atividade voltada à saúde mental dos servidores. A palestra teve como temática “SAÚDE MENTAL E RISCOS PSICOSSOCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA”, e foi ministrada por Etienne Andrade de Medeiros Dantas, psicóloga do IFRN. Graduação em Psicologia, Especialização e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Psicologia (UFRN). DASS
Atividade física A partir do dia 09 de setembro de 2020 a Divisão de Atenção à Saúde do Servidor – DASS disponibilizou vídeos com atividades físicas para os servidores realizarem em casa.  Os(As) interessados(as) preencheram um formulário.

O estagiário de educação física ficou, em horários previamente definidos, disponível na plataforma do Instagram para tirar dúvidas e dar as orientações necessárias.

DASS
Atendimento psicológico Os atendimentos compreendem o acolhimento e a escuta do sofrimento psíquico de vários servidores da UFERSA. A partir dos atendimentos houveram aconselhamentos e encaminhamentos. DASS
22 de abril de 2021. Visualizações: 1232. Última modificação: 22/04/2021 18:16:28